Dicas para gestão de crises de imagem


19/02/2018

Crise tem tudo a ver com situações de desequilíbrio. Algo deu errado e é evidente que faltou ou houve excesso de algo. Passei por várias gestões de crise, algumas envolviam mortes outras eram problemas de comunicação leves.

Eu aprendi com erros e acertos nesses anos de profissão. Umas das lições elementares são analisar o cenário, pensar nas possibilidades e manter a calma.

Desespero, gente lamentando, gritos, choros e indignação não resolvem nenhuma crise.

É preciso ter sangue frio, não se deixar cair no bate-boca dos comentários nas redes sociais. Mas também humanidade e entender que vidas são maiores do que marcas. Pessoas importam mais do que dinheiro e isso, para mim, é um norte.

Há crises de todos os tipos, aquelas que começam e terminam e aquelas que vão se agravando e parecem que nunca vão ter fim. Para todas elas, ajuda não ficar desesperado pelas demandas que chegam para esclarecer situações. Acho que isso é uma regra universal para qualquer crise, aconteça ela na vida pessoal ou no trabalho.

Separe o que é questionamento do que é visão de mundo. Sim, as pessoas podem achar que uma situação é inadequada, que um procedimento é inadequado sob o ponto de vista de convicções pessoais. Mas o que é que dizem as normas?

Não despenda mais atenção para uma crise do que o necessário. As respostas precisam ser dadas à imprensa e aos públicos de interesse, mas as atividades cotidianas precisam continuar. Monitore, mas não viva só a crise.

Saiba quem é o seu público e para quem você deve dar esclarecimentos.

Faça as reflexões e as perguntas difíceis para as áreas. Nós erramos? O que vamos fazer para não errar? Encoraje a sinceridade e a transparência: isso é fundamental e mostra maturidade na condução da gestão.

Nenhuma crise é igual a outra, então, a cada gestão que passa você aprende mais sobre a organização na qual você trabalha e sobre como gerir situações de conflito.

Por Poliane Brito, atua há mais de 9 anos na área de Marketing e Comunicação Corporativa e é especializada na gestão de crises de imagem e em comunicação política.

Leia outros textos da autora.

Imagem: Rimaregas

Receba nossa Newslleter



Relacionadas

BLOG INTERACT