Como construir sua rede de contatos na imprensa


30/01/2018

Um dos pontos apresentados no post anterior sobre Assessoria de Imprensa abordava o planejamento da lista de jornalistas para os quais o material da sua empresa vai ser enviado. Tão importante quanto um bom conteúdo, acertar na escolha dos veículos de comunicação e das editorias para as quais você vai enviar tudo isso é essencial.

Se a regra número 1 é não fazer “spam”, você precisa encontrar o caminho das pedras para construir um bom mailing. E essa lista de contatos vai mudar conforme os temas dos seus conteúdos. Lembre-se disso!

Uma das formas mais simples para encontrar os contatos de um veículo de comunicação é acessar o menu Expediente nos sites ou mesmo nos jornais e revistas impressos. Pelo menos um e-mail ou o telefone geral da redação (como se chama o local onde ficam os jornalistas) você deve encontrar. Com equipes cada vez mais enxutas, muitos veículos perderam a figura do pauteiro, profissional que elabora a pauta da reportagem, agendando as entrevistas, passando dados e definindo o enfoque para a matéria. TVs e rádios ainda preservam esse posto. Nesses casos, vale ligar e pedir o contato.

No caso de jornais, revistas e portais de notícias, o envio das sugestões de pautas pode ser feito diretamente aos repórteres. Bons repórteres costumam sugerir aos editores suas próprias pautas. Acompanhe por um tempo os canais que podem ter interesse pela sua empresa como fonte de informação e veja quais repórteres costumam cobrir determinado tema.

Lembre-se: jornalista gosta de ser o primeiro receber uma informação, se a notícia puder ser exclusiva, então, a chance de emplacar a matéria aumenta muito.

Outra possibilidade para os casos em que se pretende fazer contato com um número maior de jornalistas em diferentes localidades é contratar serviços de mailing com custo mensal ou por lista de e-mails/editorias. Há boas empresas que oferecem essa facilidade a um custo acessível. Fuja, no entanto, de promessas aparentemente milagrosas: não há publicação de conteúdo de qualidade e com relevância nos veículos de comunicação sérios sem um bom relacionamento entre fonte e jornalista.

Depois de entender por onde começar a assessoria de imprensa do seu negócio e saber como levantar os contatos dos jornalistas está na hora de anotar algumas dicas sobre como conduzir a entrevista. Confira no próximo post.

 

Por Juliane Ferreira, jornalista com 15 anos de experiência em Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo, especialista em Comunicação Empresarial, fundadora da Interact Comunicação Empresarial e do Portal Madeira e Construção