MARKETING: É TEMPO DE PLANEJAR!


28/11/2018

Rede Social: como planejar e qual rede usar

Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre o que é esse tal planejamento. Planejar a sua rede social é colocar no papel e organizar ‘quem’, ‘o que’, ‘onde, ‘quando’ e ‘como’.

  1. Quem?

Descreva o seu público, quantos anos tem as pessoas que compram seu produto, feminino ou masculino, quem consome seu produto, consome também quais outras marcas;

Liste tudo que você sabe sobre ele. E lembre-se, tenha foco em quem você realmente quer atingir.

  1. O que?

O que eu quero mostrar para essas pessoas? O que eu quero que saibam sobre meus produtos?

Agora olhe para o consumidor e pergunte-se: o que ele quer ver? Que tipo de conteúdo você pode gerar que fará sentido para ele, que tipo de dica, quais imagens chamariam atenção dele. Ele com certeza não quer propaganda e promoção o tempo todo, ele quer conversar com a sua marca e quer que ela converse com ele.

  1. Onde?

Qual rede social usar? Para isso você precisa saber quem é seu público e em qual rede ele está e cruzar esse dado com o que você vai entregar para ele. Você pode escolher todas as redes que desejar, Facebook, Youtube, Blogs, Instagram, Pinterest, mas tenha certeza que você dará conta de sustentá-las e que está falando com as pessoas certas. Cada rede social tem mais ou menos usuários de um determinado perfil, investigue para não gastar energia à toa.

  1. Quando?

Avalie os melhores dias e horários de cada rede social, todas têm métrica para te ajudar a saber o que oferecer para seu público e quando. Use ferramentas para te ajudar a programar e organizar os conteúdos.

  1. Como?

E por fim, como. Já sei quem é meu público, o que quero entregar, onde vou investir e quando. Agora preciso saber quem fará isso, como será meu conteúdo, linguagem, com que frequência devo interagir com o público e como vou medir se estou sendo bem aceito ou não. Lembre-se: conteúdo é a rainha da vez, gere conteúdo em mais de um formato, textos, vídeos, imagens, infográficos, e-books. Escolha bem seus temas e gere interações.

E para começar, não invista em todas de uma vez, escolha bem a primeira, gere boas interações e vá abrindo outros canais com a certeza de que a sua marca poderá manter todos ativos, com usuários satisfeitos e respondidos.

Coloque no papel, planeje, faça sua pauta de conteúdos e execute! Não espere estar perfeito. Planejamento bom é aquele que acontece!

Para receber uma planilha com sugestão de gerenciamento de conteúdo para rede social, envie um e-mail para juliane@interactcomunicacao.com.br com o assunto “Quero gerenciar meu conteúdo”.

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